RESUMO

No próximo dia 16 de Setembro às 10h, no decorrer da Semana Europeia da Mobilidade, realiza-se o Seminário City Edition Braga, no Museu D. Diogo de Sousa. Este encontro, coordenado por Lucas Carneiro e Daniel Casas Valle, integra a série CITY Edition do Future Design of Streets. Na sequência do webinar sobre a cidade do Porto, no ano de 2021, pretende-se focar a discussão na cidade minhota, trazendo o formato virtual para um encontro presencial.

Braga representa a típica realidade urbana portuguesa fora das duas grandes áreas metropolitanas. A radical transformação das décadas de 1980/90 explodiu a cidade da dimensão e escala herdada do séc. XVIII. Esse súbito crescimento deu lugar a novos blocos habitacionais e equipamentos públicos suportados por um sistema orientada para o rápido e conveniente movimento automóvel. Consequentemente, a crescente utilização do carro esgotou os próprios sistemas que o suportam tornando imperativo a alteração dos meios e hábitos de mobilidade dentro da área urbana consolidada.

É no rescaldo destas transformações que hoje confrontamos a cidade. Do redesenho das infraestruturas à requalificação do espaço público, a alteração da imagem e vivência da cidade é uma discussão coletiva decisiva. Analisando recentes transformações ou apresentando novas soluções, o motivo central do seminário – o futuro das ruas – pretende abrir o debate sobre o complexo e demorado processo de planeamento da cidade.

Estes serão os tópicos dominantes de uma sessão livre e aberta a quem queira assistir e participar. Contará com apresentações de quatro oradores, de marcada relação com a cidade, com experiência e atividade nas áreas do urbanismo, arquitetura, mobilidade e participação pública. Além das apresentações haverá espaço para uma discussão conjunta. O seminário tem a duração prevista de 120 minutos e realizar-se-á no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. Contamos com a participação e presença de todos os interessados. Este evento, coordenado por Lucas Carneiro e Daniel Casas Valle, integra a série CITY Edition do Future Design of Streets.

ORADORES

speaker

Daniel Duarte Pereira
Daniel Duarte Pereira é co-fundador e diretor, com Fernando P. Ferreira, da Space Transcribers, uma associação sem fins lucrativos sediada em Braga, que opera como plataforma crítica que colabora com uma rede interdisciplinar de arquitetos, urbanistas e artistas que exploram formas de mediar, investigar, representar e imaginar o ambiente construído contemporâneo. Esta plataforma atua através da criação, colaboração, mediação, organização e consultoria de práticas críticas, como workshops, exposições e publicações, com metodologias site-specific que se debruçam sobre as características e as dinâmicas dos lugares onde atuam. Daniel Duarte Pereira é arquiteto formado pela Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em Guimarães, onde foi assistente convidado e investigador. Desenvolve atualmente o seu doutoramento entre esta instituição e a Vrije Universiteit, em Bruxelas. Além do seu trabalho académico e associativo, colabora na edição e produção de livros e exposições de arquitetura.

speaker

Maria Manuel Oliveira
Maria Manuel Oliveira, arquitecta pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1985) é, desde 1997, docente na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Desenvolve prática arquitectónica no âmbito do Centro de Estudos (CEEAUM) - que fundou e foi Directora entre 2009 e 2016. Foi Presidente de Escola (2015-2018). Membro do Laboratório de Paisagens, Património e Território (LAB2PT), os seus interesses de investigação centram-se, actualmente, no campo da intervenção em património edificado e áreas de abandono na cidade. Exerceu profissão liberal entre 1988 e 2002, tendo anteriormente trabalhado no Gabinete de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Guimarães, leccionado no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade de Angola (Luanda) e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde integrou o seu Centro de Estudos.

speaker

Mário Meireles
Mário Meireles, tem 34 anos, é casado e tem uma filha. É Doutor em Sustentabilidade do Ambiente Construído, Mestre em Engenharia Urbana - Cidades Sustentáveis e licenciado em Engenharia Informática. É Presidente da Associação Braga Ciclável, Vice Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, Bicycle Mayor de Braga pela BYCS. É colaborador dos TUB desde 2013 e secretário do executivo na Junta de Freguesia de São Victor deste 2021. A sua Tese de Doutoramento tem como título “ Mobilidade Urbana Sustentável centrada no uso da bicicleta. Um sistema digital, integrado, partilhado e inteligente.” A dissertação de mestrado tem como título “Como Promover a Mobilidade Ciclável em Portugal. O caso da cidade de Braga.”. Tem diversos artigos científicos e de opinião publicados. Tem ainda participado e coordenado diversos projetos sobre a Mobilidade nas cidades.

speaker

Daniel Casas Valle
Daniel Casas Valle é um urbanista com ampla experiência baseada em práticas de planeamento urbano e atividades académicas. Atualmente está envolvido em vários projetos de urbanismo e estudos de planeamento no seu escritório Urban Dynamics no Porto/Amesterdão, no MDT/CEAU/FAUP como investigador e também como professor assistente convidado na Escola Superior de Gallaecia em Vila Nova de Cerveira e na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, em Guimarães. Daniel tem o grau de mestre em urbanismo (Amsterdam, NL), e concluiu o doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em 2018 (cum laude). Como responsável principal de projetos ganhou diversos concursos de urbanismo e planeamento, como Willemspoort (´s-Hertogenbosch, NL), Marinhas (Esposende, PT) e Eixo Imaginarius CC - Cineteatro AL (Santa Maria da Feira, PT).

MODERADOR

speaker

Lucas Carneiro
Lucas Carneiro é formado em Arquitetura pela Universidade do Minho. Trabalhou em investigação e design urbano, particularmente, no estudo de dinâmicas espaciais, temporais e sociais das ruas. Colaborou em publicações centradas nos temas da Arqueologia da Paisagem, Património e História da Arquitetura. É membro da rede internacional Writing Urban Places, que visa o estudo das cidades europeias através das narrativas que as caracterizam. Atualmente, é doutorando, com financiamento da FCT, na Escola de Arquitetura, Artes e Design da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal (EAAD-UM), integrando a unidade de investigação multidisciplinar Lab2PT.