Switch to EN

ORADORES / CONVIDADOS

speaker

Michiel Van Driessche

Michiel Van Driessche (1986, BE). Arquiteto Paisagista e sócio-fundador da Felixx Landscape Architects & Planners. Formou-se em 2007 pela University College (Gent), e completou o seu Mestrado em Arquitetura Paisagista pela Amsterdam Academy of Architecture, em 2012. O seu trabalho concentra-se no desenho do espaço público e nos desafios ambientais e complexos que o mesmo abarca. É responsável por projectos de grande escala no contexto internacional.

speaker

Sónia Lavadinho

Antropologista Urbana e geógrafa. Foi eleita em 2021 pela Traits Urbains (revista), como uma das 100 personalidades que fazem e transformam a cidade. Sónia Lavadinho é a fundadora de Bfluid, desde 2012, uma empresa especializada em investigação, estratégia para a mobilidade sustentável e desenvolvimento territorial. Há 10 anos que integra a investigação a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça), na Universidade de Genebra, e na École Normale Supérieure, em Lyon. Sónia tem estabelecido relações entre o contexto académico e o planeamento urbano. Actualmente está a escrever um livro “La Ville relationnelle” , em co-autoria com Pascal Lebrun-Cordier e Yves Winkin, que será publicado no fim do presente ano (2022).

speaker

Rute Nieto Ferreira

Rute Nieto Ferreira é arquiteta e urbanista, com vasta experiência em estratégias urbanas, desenho do espaço público, habitação e edifícios colectivos. Trabalhou no Reino Unido, Suécia, Estados Unidos e em Portugal, e desde 2018 que colabora com Jan Gehl, onde supervisiona investigações e estratégias urbanas , assim como projectos do domínio público. Paralelamente, ensinou Design nas Universidades do Reino Unido e publicou livro de Iustrações da sua pequena editora Tower Block Books. O seu interesse principal concentra-se na qualidade da vida urbana, na cidade ao nível dos olhos (city at eye-level) e numa cidade mais amiga das crianças.

speaker

Sílvia Casorrán

Sílvia Casorrán Martos ( Barcelona, 1979) é Chefe do Gabinete de Arquitetura no Município de Barcelona. Formou-se em Ciências do Ambiente, e parte dos seus estudos tiveram lugar nos Países Baixos e no México. Completa 20 anos de carreira profissional nas áreas de mobilidade sustentável e transformação do espaço público, no sector público e privado. Há mais de 15 anos que integra, enquanto activista, os movimentos sociais para a mobilidade sustenável. Desde 2019 que é Conselheira da Mobilidade na Freguesia de Sant Martí em Barcelona.

speaker

João Quintão

João Quintão (Porto, 1968). Curso de arquitetura em 1995, Curso de Especialização em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano em 2004, Curso de Gestão Pública na Administração Local (GEPAL) em 2011, e curso de Gestão da Mobilidade em 2021. Coordenador da equipa do Gabinete Técnico Local do Crato entre 1996 e 1998; Ingressou em 1999 na carreira de Arquiteto Municipal na Câmara Municipal de Matosinhos. Chefe de Divisão de Planeamento Urbanístico da CMM até 2009. Actualmente é diretor do Departamento de Planeamento e Mobilidade desde 2020, até à presente data.

speaker

Francisca Magalhães

Francisca Magalhães, (1970). Licenciada em Arquitetura (FAUP, Porto), e Mestre em Projecto Urbano e Planeamento ( FEUP , Porto). Tem vindo a desenvolver o seu trabalho, como arquitecta e técnica superior, na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo ainda desempenhado funções na Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Norte. Desde novembro de 2013 que exerce o cargo de Diretora do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística, na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

speaker

José Carlos Mota

José Carlos Mota é professor auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e investigador no GOCOPP. Foi director do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (2016 – 2020) e o coordenador da Bicycle Technology Platform (2016-2018). Integra vários projetos de investigação nacionais e internacionais de planemamento participativo e mobilidade ciclável aplicados ao território. Coordenou, no âmbito do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas, os processos colaborativos desenvolvidos para os Planos de Gestão da Paisagem Protegida do Parque das Serras do Porto e Sousa Superior, dos Planos Diretores Municipais da Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia e o Laboratório Cívico de Santiago. Paralelamente, e em contexto de mobilidade ciclável, participou nos projetos BOOST Starter Cycling Cities e UAUBIKE.

speaker

Abel Coentrão

Abel Coentrão, português, 48 anos, é jornalista e estudante de planeamento. Nos últimos 20 anos desenvolveu um trabalho diverso e aprofundado sobre os temas da mobilidade, planeamento urbano e desenvolvimento sustentável no Público, um dos melhores jornais diários portugueses. Um desses trabalhos, de 2021, intitulado "60 anos depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua" valeu-lhe, este ano, o 2.º Prémio de Jornalismo para a Sustentabilidade, na categoria de imprensa, galardão instituído pela Fundação Mestre Casais e pelo CEIIA. Em Junho de 2022, passou a trabalhar como jornalista freelancer, enquanto prossegue estudos: é, desde 2020, aluno do mestrado em Planeamento Regional e Urbano, na Universidade de Aveiro. Por via dos seus antecedentes académicos na área da comunicação, interessa-se muito sobre os discursos acerca da mobilidade e do espaço urbano, e sobre a forma como eles influenciam a nossa perspectiva dos lugares que habitamos. Vem partilhando, em diversas crónicas, a sua experiência enquanto cidadão com uma deficiência física, pai de duas filhas e membro de uma família que tenta pedalar no dia-a-dia, numa cidade construída para o automóvel.

speaker

Sara Sucena

Sara Sucena é licenciada em Aquitectura pela FAUP (1994), termina em 1998, o Mestrado de Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano na FEUP (Porto), e, em 2011 completa o seu Doutoramento em Urbanismo pela ETSAB (Barcelona). É professora auxiliar na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É investigadora no CEAU-FAUP, integrando o grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território, e , editora na Revista “ A obra nasce” , uma publicação da UFP. Até 2005 desenvolveu o seu trabalho em arquitetura e planeamento, sobretudo em contexto de Planeamento Municipal. O foco do seu trabalho reside no urbanismo, na evolução da morfologia da cidade contemporânea, assim como no desenho urbano, espaço público e na paisagem.

speaker

António Miguel Castro

António Miguel Castro nasceu em Vila Nova de Gaia, é licenciado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pós-graduado em Energias Renováveis, Auditor de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001, e com formação executiva pela Nova School of Business and Economics. A sua atividade profissional desenvolveu-se sobretudo no sector privado, tendo fundado uma Start-Up na área da Energia e eficiência energética onde desempenhou o cargo de CEO. A Tecnologia, o Ambiente, Sustentabilidade e Smart-cities foram temas a que se dedicou durante 12 anos, tendo acumulado diversas especializações quer técnicas quer ao nível da gestão. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, EM, desde novembro de 2019 e Presidente da Direção da Inovagaia – Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia, desde outubro de 2020. Foi Presidente da Régie Cooperativa GaiaFuturo, entre 2020 e 2021. Desempenhou funções enquanto deputado Municipal de Vila Nova de Gaia entre 2013-2019 e desempenha o cargo de Presidente de Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro desde 2017.

speaker

Paul Lecroart

Paul é urbanista no Instituto de Planeamento da Região Metropolitana de Paris, onde desenvolve estratrégias de planeamento, para as áreas metropolitanas e administrações municipais, em projectos de grande escala e transformação da cidade. Coordena o programa Metropolitan Avenues, que visa transformar eixos viários da cidade de Paris, com base nos exemplos de Nova Ioque, Seul e outras cidades. Paul é Presidente do grupo de especialistas do METREX “From Roads to Streets” onde trabalha com a Eurocities e o Urbact RiConnect. É ainda responsável pelo programa Metropolitan Nature Pilot-Projects na região de Paris. Esteve envolvido no planeamento e desenho de cidades na Europa, América do Norte e do Sul, Norte da África, Oriente Médio e China. Foi membro do Conselho Consultivo Internacional do 4º Plano Regional de Nova York (2014-2016) e coordenador da Metropolis, a rede global de cidades (1999-2002). É professor na Sciences Po Urban School, em Paris, onde ensina planeamento estratégico e táctico. Paul contribuiu para livros, filmes e investigações, incluindo 'Large-Scale Urban Development in Europe' (2007) e 'Cities Change the Word' publicados em dezembro de 2019.

speaker

Daniel Casas Valle

Daniel Casas Valle é um urbanista com ampla experiência baseada em práticas de planeamento urbano e atividades académicas. Atualmente está envolvido em vários projetos de urbanismo e estudos de planeamento no seu escritório Urban Dynamics no Porto/Amesterdão, no MDT/CEAU/FAUP como investigador e também como professor assistente convidado na Escola Superior de Gallaecia em Vila Nova de Cerveira e na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, em Guimarães. Daniel tem o grau de mestre em urbanismo (Amsterdam, NL), e concluiu o doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em 2018 (cum laude). Como responsável principal de projetos ganhou diversos concursos de urbanismo e planeamento, como Willemspoort (´s-Hertogenbosch, NL), Marinhas (Esposende, PT) e Eixo Imaginarius CC - Cineteatro AL (Santa Maria da Feira, PT).

speaker

David Pontes

David Pontes nasceu no Porto em 1966. Formou-se em Comunicação Social e obteve um mestrado em História Contemporânea na Universidade do Porto. Desde os tempos de liceu, que o seu foco era o jornalismo e após alguns trabalhos semi-profissionais, ele integra a primeira equipa editorial do Jornal Público. Desde então, dirigiu a redacção do grupo Edipress no Porto, foi o directo jornal do Comércio do Porto, e fez parte do Conselho editorial do Público, Jornal de Notícias e a Agência Lusa. Apresentou e produziu um programa no Porto Canal e fez parte da informação do Porto24. Na Global Media foi responsável pela introdução da produtora interna de vídeo e inaugurou o projeto V Digital. Ao longo do seu percurso, escreveu para a televisão, trabalhou na rádio, organizou um festival de poesia, participou em várias conferências, e é ainda comentador regular na televisão. É músico e dono de uma loja sobre o Norte. Regressou recentemente ao Público, onde é Director-adjunto.

speaker

Henk Bouwman

Henk Bouwman é Secretário-Geral da METREX, a Rede Europeia de Áreas e Regiões Metropolitanas, uma que reúne 52 cidades-regiões membros em toda a Europa. Desde 2016, tem vindo a construir a rede e a desenvolver uma sub-rede de pesquisa focada nas questões metropolitanas. Formou-se em arquitetura e planeamento em Delft, nos Países Baixos, e desde então especializou-se nas transformações urbanas causadas pelos nós de infraestrutura ferroviária na Europa e na Ásia. Henk formou o UiP, em 1998, um escritório de planeamento urbano com foco em projectos de transformações urbanas a longo prazo, onde essas transformações se encontram com intervenções infraestruturais. Ao longo de vários anos, tem vindo a aprofundar conhecimento sobre como as cidades podem beneficiar e optimizar os benefícios sócio-económicos através da infraestrutura ferroviária.

speaker

Ivo Oliveira

Arquitecto e professor na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) e investigador no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), atualmente é Vice-presidente da EAAD. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Mestre em Arquitetura, Território e Memória pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Doutor em Arquitetura pela EAAD. Desde 2004 tem lecionado unidades curriculares de Projeto e o Seminário de Espaço Público. Orientou aproximadamente 30 dissertações de mestrado sob as temáticas do território extensamente urbanizado, do projeto do espaço público e da transformação da fachada atlâ ntica portuguesa. No Lab2PT tem produzido investigação sobre o ensino dos temas da ‘cidade e do território’, destacando-se a participação na plataforma digital onbeingwithit.pt. Em 2017 integrou a equipa do projeto de investigação NoVoid: Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas, financiado pela FCT. Em 2019 integrou a equipa do projeto de investigação A&BM, O Mar e o Litoral, Arquitectura e Biologia Marinha: O Impacto da Vida do Mar no Ambiente Construído, financiado pela FCT. Na qualidade de membro da direção da plataforma UM-Cidades integrou a organização e júri do concurso Municípios do Ano, um evento que procura promover e valorizar práticas exemplares de atuação na cidade e no território, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa.

EQUIPA ORGANIZADORA

speaker

Catarina Breia Dias

Catarina Breia Dias, Cacém (1994). Mestrado Integrado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa (2018). Tem desenvolvido o seu trabalho como arquiteta entre Lisboa, Gent e Porto. Atualmente é Bolseira de Investigação do Lab2PT, da Universidade do Minho, onde integra o Projecto The Future Design of Streets. Defende uma cidade mais inclusiva, a nível social, intergeracional e multicultural, bem como um território mais coeso, no contexto urbano e suburbano. Defende ainda que os novos paradigmas que envolvem a comunidade no processo enriquecem os projectos das ruas.

speaker

Sandra Barbosa

Técnica Superior no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), EAAD, desde fevereiro de 2020. Foi bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), EAAD, entre julho de 2015 e janeiro de 2020. Trabalhou no gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga entre 2013 e 2014. Licenciou-se em Arqueologia em 2008 e em Marketing em 2014, na Universidade do Minho. Atualmente frequenta o mestrado em Administração Pública, também na mesma instituição.

speaker

Teresa Correia

Teresa é Designer de Comunicação, com vasta experiência no campo do ensino superior, trabalhando atualmente no Departamento de Marketing e Comunicação da Universidade Portucalense, no Porto. Licenciada em 2004 como Designer de Comunicação na ESAD, Porto; obteve um Mestrado em Design, em 2009, na Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte. Em 2012, frequentou o 1º ano do Doutoramento em Design, na UA. Em 2017, obteve o título de Especialista em Design, na Escola Superior Gallaecia. Durante 15 anos, Teresa foi professora nos cursos de Design, e Multimédia e Artes, na Escola Superior Gallaecia, onde integrava o Centro de Investigação Ci-ESG na Escola Superior Gallaecia, participou em vários projectos, tais como o desenvolvimento de uma App para Turismo Acessível; a componente Gráfica e a Comunicação e divulgação dos Projectos Europeus 3DPAST e VerSus, SEISMIC-V e VERSUS+: Heritage for Tomorrow, mas também, a criação gráfica da Conferência Internacional CIAV 2013.

speaker

Bruno Moreira

Bruno Moreira é licenciado e mestre em Arquitectura pela FAUP, com experiência nas várias fases de projecto e comunicação de arquitectura, e doutor em Urbanismo pela mesma instituição. É investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) desde 2010, membro dos grupos de investição Morfologias e Dinâmicas do Território e Centro de Comunicação e Representação Espacial, com foco na investigação em torno dos intrumentos de planeamento e gestão territorial e na comunicação e representação de arquitectura. Foi professor convidado de Desenho Assistido por Computador na FAUP, é professor convidado do curso de Revit e Especialista BIM. É formador certificado com experiência prática, de ensino e de investigação em campos interdisciplinares como arquitectura, fotografia, sistemas de informação geográfica, tecnologias BIM, modelação 3D, visualização de arquitectura e desenvolvimento web.

ORGANIZAÇÃO

institutional logos








©2022 The Future Design of Streets. Todos os direitos reservados.